Webinar

Realizar-se-á no próximo dia 1 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30min, um webinar  subordinado ao tema: "Avaliação Interna e Avaliação Externa – melhorar as aprendizagens em torno de um referencial comum". O webinar, promovido pelo Projeto MAIA e o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), conta com as intervenções de Paula Simões (Direção de Serviços de Avaliação Externa) e Eusébio André Machado (Coordenador Nacional do Projeto MAIA) e com a moderação de Helena Ribeiro (Equipa Central do Projeto MAIA).

Este webinar resulta do trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido entre o Projeto MAIA e IAVE e tem como propósito contribuir para uma reflexão sobre as relações e complementaridades entre a avaliação externa e a avaliação interna, tendo por referência a melhoria das aprendizagens dos alunos e a promoção de um sistema educativo de qualidade e inclusivo. Procura-se, assim, encetar o caminho para outra geração de avaliação das aprendizagens, centrada nas aprendizagens dos alunos e na articulação das diversas avaliações (internas e externas) em função de um referencial comum.

Para assistir ao webinar, não necessita de inscrição, bastando aceder ao seguinte link (plataforma Youtube), pelas 18H00, do 1 de fevereiro de 2022. Não serão emitidos certificados de participação no webinar

 

Pretende-se com a divulgação deste referencial, contribuir com mais um recurso para o trabalho dos formadores e dos formandos envolvidos no Projeto MAIA, bem como no âmbito dos processos de autoavaliação das escolas e do seu desenvolvimento organizacional, no que à avaliação pedagógica diz respeito.

avaliacao pedagogica referencial de autoavaliacao

Texto de Apoio 1 Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no âmbito do Projeto MAIA    Texto de Apoio 2 Para uma Inserção Pedagógica dos Critérios de Avaliação    Texto de Apoio 3 Para a Conceção e Elaboração do Projeto de Intervenção no Âmbito do Projeto MAIA   Texto de Apoio 4 Para um Enquadramento da Formação de Professores 

Texto de Apoio 1

Para uma Fundamentação e melhoria das Práticas de avaliação pedagógica

 

 Texto de Apoio 2

Para uma inserção pedagógica dos critérios de avaliação

 

 Texto de Apoio 3

Para a conceção e elaboração do Projeto de Intervenção no âmbito do Projeto MAIA

 

 Texto de Apoio 4

Para um enquadramento da formação de professores

             
 Texto de Apoio 5 Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância    Texto de Apoio 6 Enquadramento da Avaliação Pedagógica Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais 0        

 Texto de Apoio 5

Práticas de avaliação formativa em contexto de aprendizagem e ensino a distância

 

 Texto de Apoio 6

Enquadramentoda avaliação pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de nível Secundário e Cursos Profissionais

       
             

 

 Folha 1 Avaliação Formativa    Folha 2 Avaliação Sumativa   Folha 3 Feedback 0    Folha 4 Critérios de Avaliação 1

  Folha 1

Avaliação Formativa

 

  Folha 2

Avaliação Sumativa

 

Folha 3

Feedback

 

Folha 4

Critérios de Avaliação 

              
Folha 5 Rubricas de Avaliação 1     Folha 6 Participação dos Alunos nos Processos de Avaliação    Folha 7 Diversificação dos Processos de Recolha de Informação Fundamentos    Folha 8 Diversificação dos Processos de Recolha de Informação Dois Exemplos 1

 Folha 5

Rubricas de Avaliação

 

 Folha 6

Participaão dos alunos nos processos de avaliação

 

 Folha 7

Diversificação dos processos de recolha de informação (Fundamentos)

 

 Folha 8

Diversificação dos processos de recolha de informação (Dois exemplos)

             
Folha 9 Avaliação Formativa Digital    Folha 10 Avaliação Pedagógica Classificação e Notas Perspetivas Contemporâneas    Folha 11 Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas    Folha 12 Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes

Folha 9

Avaliação Formativa Digital

 

 Folha 10

Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas

 

Folha 11

Para uma Iniciação às práticas de classificação através de rubricas 

 

 Folha 12

Aprender melhor com políticas de classificação mais transparentes e consistentes

             
Folha 13 Para uma abordagem pedagógica dos testes    Folha 14 Critérios de Avaliação Questões de Operacionalização        

Folha 13

Para uma abordagem pedagógica dos testes

 

Folha 14

Critérios de avaliação questões de operacionalização 

       
             

 

webinar MAIA

 

O CFAE Guarda 1 integra o Projeto Nacional "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingues Fernandes. Este Projeto tem como propósito fundamental contribuir para melhorar os processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as acções que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, como mais compreensão e com mais profundidade. Deste modo, o Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que com a colaboração com os CFAE, com as direcções dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.